terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

This is Art - Thiago Camacho & Leon Ferreri


 Estão vomitando na televisão. Nos teatros. No cinema. Nas rádios. Nos shows.


Os "artistas" (vomitadores) vomitam e chamam sua ânsia estomacal de arte... E você? Aplaude, compra, acredita! (...)


O que é arte?

Aspie - Thiago Camacho & Leon Ferreri

O social se contrapõe ao que é real

O social se contrapõe ao que é real.

O que é social é real? O que é social? O que é real? A humanidade está sorrindo ou numa camisa de força? Sempre somos nós mesmos? Estar numa camisa de força interna e sorrir é sermos nós mesmos? Somos todos falsos, manipuladores de sentimentos e sensações? É possível ser falso ou quem é falso nunca está sendo si mesmo? Eu não sei. Mas minha camisa de força está guardada.




Cubismo - Thiago Camacho & Leon Ferreri

Sua visão de mundo e a minha são como duas linhas paralelas equidistantes. Elas jamais se encontrarão!

Cubismo. As visões alheias lhe mumificam? Os pontos de vista jamais ditaram como James agiria. Talvez o encobrissem de soslaio, mas sua estranheza é tamanha, que palpite algum serve de encaixe para o seu comportamento intergalático.




Meu Mundo - Thiago Camacho

Antes de sair do belo jardim, James disse para Alice:

"Se conseguir sonhar novamente, balance os braços como criança, como um esquizofrênico, como um autista, ou como um sonhador longínquo, pois eles são mais felizes em seus mundos do que vós que nem mundo próprio possuis."




terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Ponte - Thiago Camacho

A introspecção de James não significa que ele não queira abraçar o mundo. Mas o abismo que o separa das pessoas jamais permitirá um abraço como os outros, a não ser o que é possível quando se estende uma ponte frágil e sempre prestes a desabar. Thiago Camacho.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alice III

De repente, surge Alice:
"Ah, James, impossível não aparecer e rir de sua meninice encantadora, ainda que a minha já tenha passado. Você só não é mais lunático do que um certo gato que anda por este jardim. Só que agora é a sua hora de despertar, como todos e como eu já despertei. Vamos, eu te ajudo, acorde, agora!"

James a olha temeroso, mas como não podia ser diferente, sorri e diz:
"Ah, Alice! Está na hora de você dormir de novo! Vamos? Durma?"








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jardim de Alice II

Como uma criança, James senta na cadeira de balanço de Alice, no país das maravilhas, no jardim de cores e emoção, cai e rola, envolvido pelo lúdico aquecedor de corações. Ele cresceu em tamanho, voz, corpo, mas a mente é sempre inocente, pura, genuína(...) Talvez essa seja a razão por tanto distorcer a realidade, o que é de fato. Sua mente infantil.

Jardim de Alice


No jardim de James, tudo é poesia e emoção. Tudo é colorido, é país de maravilhas, é onde Alice ainda não acordou. Ela dorme numa cadeira de balanço há muito tempo! 
Certo dia, James a procurou e ela não estava mais lá dormindo. Um dia as "Alices" acordam e decidem mergulhar num mundo adulto, frio, calculista, egocêntrico e, meramente, realista. 
Às vezes, essas Alices até voltam a sonhar acordadas sobre os tempos de pureza, entretanto já não são mais puras. E nada nelas jamais voltará a ser puro. Thiago Camacho

domingo, 5 de fevereiro de 2012

James On a Lion - Thiago Camacho

James constatou que sua visão distorcia a realidade. Era a hora de usar essa distorção ao seu favor e curar compulsões. E quem estava a seu lado nessa empreitada de coragem? 
Ele pulou a janela do porão escuro, frio e úmido. Era uma atitude de muitos apuros. Foi Vana quem lhe entregou a espada da verdade e o empurrou ajudando-o a subir no Leão que o levaria contra todos os desafios.
As pessoas sofrem patologias psíquicas e mentais e, na maioria das vezes, não sabem. Deixam-se a si mesmas entrarem em estado de putrefação e se entregam às moscas. Ora, se é preciso ser consciente de um problema que o afeta e ter um razoável autoconhecimento a fim de detectar que algo foge ao plano comum de pensamentos e ideias, o que o ser humano espera para entender que precisa de análise e terapia? Que consciência é essa designada ao ser mais sofisticado do planeta que o permite ser mais inconsciente que um vegetal?



Thiago Camacho

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ostra - Thiago Camacho



Incrivelmente solitário, James não se identifica a nenhum grupo e muitas vezes se fecha e se esconde com máscaras. Enquanto os demais seres de sua espécie se vangloriam por serem recorde máximo de contatos, amigos, conhecidos e afins, James atinge seu bem-estar com poucas e importantes companhias. Seu principal companheiro, ser que mais ama, é um Leão, com quem divide todas as sensações de alguém diferente, tal como é. Diferenças que determinam uma existência trabalhosa, porém cheia de afeto. Com paciência, consegue-se tirar dessa ostra, frequentemente fechada numa concha, surpresas que valem mais que os moluscos e crustáceos mais populares. Às vezes, a máscara cai e nem sempre a realidade é negativa ou ruim. Uma vez, um psicólogo, alguém de grande generosidade que lhe dispôs atenção, disse-lhe: "- Você é uma ostra."
Então, James descobrira finalmente os motivos pelos quais se sentia de tantas formas variadas e nenhuma se assemelhava aos outros: Ele é asperger.



Thiago Camacho