sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sobre o Laicismo do Estado - Federação Brasileira

O Artigo 19 da Constituição Federal de 1988 é cidadão exatamente por preconizar o Estado Laico, a liberdade de pensamento e de expressão (art. 5), o respeito às diversidades e o apreço à tolerância, diretrizes estas, encontradas também na LDB, norteando os princípios da educação nacional, desrespeitados, frequentemente, por alguns setores de bancadas partidárias cristãs, que no auge de seu fundamentalismo religioso, decidem impor sua crença: negando igualdade de direitos aos homossexuais, vetando o kit anti-homofobia que educaria jovens e adolescentes acerca da ética frente ao diverso e desqualificando publicamente essas minorias em discriminação por sexualidade. (Citei os homossexuais devido ao assunto estar enfatizado nas pautas eleitorais políticas).
Lembrando que nas diretrizes educacionais estão, também, vedadas quaisquer formas do proselitismo.

Thiago Camacho

Homossexualidade e Ateísmo por Thiago Camacho

Alan Turing era gay e ateu. Mas antes dessas informações irrelevantes, se você o julgou mal frente as mesmas, saiba que ele é um pai da informática moderna, e que foi um dos possibilitadores de você estar aqui na internet, agora. Eu penso que as rebatidas são válidas, porque denotam maior amplitude da discussão, sob outros pontos de vista que não se utilizem apenas da experiência pessoal ou impressão subjetiva. Eu ilustrei o caso de Alan Turing porque corresponde cientificamente, em razão estatística, a dado de grande número de bons cientistas, norteados pela ética e pela boa argumentação, que são ateus e gays, não para me valer deste exemplo em detrimento à impressão de vocês, mas para comprovar ilustrativamente um número factual: grande parte dos cientistas que aprendemos, tanto na escola, quanto em nível superior, são ateus e gays... e não há como debater acerca de sua capacidade argumentativa, doutro modo nem estaríamos aqui. Portanto, vejo que elencar tais exemplos, desde que ilustrem números factuais, é atitude oportuna ao debate. Outro ponto, não cometi "non sequitur", uma vez que é generalização dizer que os ateus em meio acadêmico estão desprovidos de argumentação... Continua sendo preconceito pela falta de credo, pois somente mediante números factuais e científicos poder-se-ía confirmar tal constatação... E como não foi confirmada tal lógica nem para ateus e nem para religiosos, eu não vou me apropriar de uma afirmação, sem embasamento, sem licença científica, porque deste modo faltará argumentação da minha parte, e não de um grupo o qual eu aponto segundo minha impressão subjetiva, somente. Pessoas de total falta argumentativa existem em todos os grupos... E não são poucas em nenhum desses grupos... tanto entre ateus quanto entre religiosos, lá estão elas... Não se pode generalizar em nenhum dos casos. A questão não é me subjugar à ciência, eu conheço sim Popper, a questão é fazer afirmações sem embasamento, sem argumentação lógica, como vocês mesmos contestam e estão certos! Eu não parto de submissão aos cientistas, muito pelo contrário, inclusive eu cito os que são norteados pela ética, porque conheço inúmeros exemplos de cientistas, inclusive no período nazista e também na modernidade, que cometem atrocidades contra a vida... Minha insistência em licença científica, não é nos termos de obediência, mas nos moldes da afirmação fundamentada, como todos nós preconizamos. E por que não nos basearmos com propriedade em cientistas éticos? Não seria mais coerente afirmarmos com argumentação sólida se é exatamente o que estamos criticando?

THIAGO C.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exclusão Social

É interessante analisar o contexto geral da realidade. Imagine como se sentem pessoas muito simples, humildes, ou num grau mais exagerado, maltrapilhas, que não possuem vestimenta apropriada para quase nenhum ambiente... ou pessoas com obesidade mórbida, deficientes físicos... E ampliando ainda mais o campo de visão, todas as pessoas que sofrem discriminação todos os dias de suas vidas, em todos os espaços sociais e até mesmo dentro da própria família... Seres humanos que além de sofrer a adversidade, são medidos de cima a baixo sempre num sentido pejorativo, com desdém ou repulsa. A exclusão social deve mesmo ser combatida. E penso que combatê-la é fazer um bem coletivo.

Thiago Camacho

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Homossexualidade em personagens tradicionais - Comentário sobre debate - Por Thiago Camacho (JW)

http://www.youtube.com/watch?v=zyblFtGLRlk&feature=player_embedded


Comentário sobre debate em programa acerca da homossexualidade em personagens :                            (Por Thiago Camacho)

"Ao começar pela questão da grafia colocada inicialmente... Quando alguém tem consciência da carga semântica de um termo, deve utilizá-lo com responsabilidade. Não é homossexualismo, é homossexualidade, já que o "ismo" tem raiz significativa ligada à doença. Depois ele se referiu àqueles que dizem não ter preconceitos, entretanto são acometidos de comoção, impacto e que julgam: "pouca vergonha" quando veem a homossexualidade nos personagens, e demonstrou apoio indireto: "eu até os entendo, poderia criar-se novos personagens"... A homossexualidade já foi caracterizada como natural expressão da sexualidade humana pela OMS, e no séc XXI, no qual o homem já sabe, cientificamente, que tanto a heterossexualidade quanto seu oposto são dados por fatores psicossociais, culturais e com implicações biológicas, uma pessoa que justifica, ainda, o estranhamento de uma sexualidade como algo pejorativo ou que descaracterize um personagem, no sentido de qualificação, está ou inconsciente e equivocado, ou de fato, agiu de má fé e com irresponsabilidade. Ao meu ver, considerando essa naturalidade, não há mais motivos que justifiquem o estranhamento que discrimina, pois a informação está ao alcance de todos, e aqueles que por ventura não tiverem acesso ainda, simplesmente não devem opinar. Não se pode fundamentar um preconceito como o que ele citou. Quanto ao estranhamento do personagem em si, a essência do mesmo não pode estar em detrimento da sua sexualidade em transição, pois a rigor, sexualidade é um atributo dessa mesma essência, e se alguém deixa de gostar dele devido à sua orientação sexual é porque está baseado em nada mais, nada menos do que preconceito. HomossexuaLIDADE não deve ser mais encarada como um problema, nem como um "dogma" da aceitação e eles ainda se ativeram à questão dessa forma, como preconiza uma sociedade ainda confusa acerca do mesmo tema. Entretanto eles são detentores da informação, a multiplicam ali, e deveriam refletir mais antes de abordar algo tão delicado e que repercute socialmente. Ele se referiu também à sexualidade como "opção", um engano sério, uma má informação... Eles também falam de um percentual alto de gays no mundo sem propriedade científica para tanto... Por fim, eu considero que seja um programa de entretenimento e isso confere uma flexibilidade "light" às discussões, mas nada que impeça maior bom senso, uma vez que estão no intermédio comunicativo de tantas pessoas. É isso."

Por Thiago Camacho (JW)

E o rosto some



O meio lhe ofusca e teu rosto some
é tanta crueldade que nem há nome
O oprimido querendo sua identidade
mas não possui nem direito de vontade

Se somente houvesse senso de justiça

e só se vê aqui o ódio que a intolerância atiça
na luta pela simples sobrevivência
vem a OMS e tira da lista da demência

A Constituição de 88 é cidadã
preza pela dignidade da pessoa humana
e pelo básico direito de segurança que ela clama

Não é questão de ser ou não cristã
e nem que ela é insana
ela só quer poder casar com quem a ama

Thiago Camacho

Pronunciamentos sobre HOMOSSEXUALIDADE por Thiago Camacho (JW) em debate

Sobre a lei que criminaliza a homofobia. Comentários por Thiago Camacho. (JW)

1 -"Criticar é uma coisa, ofender é outra. Desqualificar publicamente a homossexualidade, endemonizar, dizer que são pervertidos, imorais, de dúbio caráter... isso não é crítica. É discriminação por orientação sexual, já que caráter e sexualidade não estão intrinsecamente ligados. Há pessoas boas e más sob todas as formas. Eu critico sua religião, mas não atinjo seu caráter dizendo que você merece as trevas ou que seja imoral. É muito diferente."

2 -"A vontade de deus é crença sua e não pode ser imposta, isso sim é uma ditadura de fundamentalismo religioso. As pessoas têm direito a crer ou não crer... Não se pode negar proteção social a quem está sofrendo por causa de dogmas religiosos. Jesus, seu salvador, não fala nada contra homossexuais na Bíblia, ele refutou esses códigos de ética porque preconizavam outras barbáries como a escravidão. Você se fundamenta no seu preconceito, no que te ensinaram. Todo ser humano possui preconceito internalizado em algum nível variável."

3 -"A lei não pune a motivação homofóbica de uma agressão... apenas a agressão. Não use o termo "vocês", eu me pronuncio pela coletividade geral, dentro de princípios constitucionais que asseguram a cidadania e a preservação da dignidade humana. Não há lei anti-homofobia como há para o anti-racismo... as pessoas querem o direito de não serem ofendidas em sua dignidade, e não privilégios... direito a discordar todos já têm, mas querem direitos a ofender também?"

4 -"A OMS, criada pela ONU, já colocou a homossexualidade como expressão natural da sexualidade humana, e BIOLOGICAMENTE, também é considerada natural nos animais, existindo em mais de 400 espécies... é tida por fatores biológicos, psicossociais... no Brasil, um estudo da USP com tumografias em cérebros heteros e homos convenceu Celso Russomano, que é religioso e crê na Bíblia, de que ser gay não é opção... assista ao vídeo no you tube: "Celso Russomano diz que ser gay não é opção."

5 -"A bíblia também foi escrita por homens... há 3 mil anos atrás... e Jesus nunca disse NADA sobre homossexuais, pelo contrário, ele refutou todo o Velho Testamento, porque esses códigos de ética aprovavam a escravidão, o apedrejamento, o incesto, a submissão de mulheres... ou você também concorda com tudo isso? Não se pode negar proteção a quem precisa, sob imposição de valores religiosos. Para mim a bíblia é mitológica."

6 - "As grandes guerras santas foram justificadas em nome de deus, e grande número de desordens psiquiátricas no mundo têm algum tipo de relação com o fundamentalismo religioso... os crimes contra homossexuais geralmente são justificados religiosamente como se eles merecessem tal castigo."

7 - "A lei assegura punição somente mediante prova de discriminação... Se um funcionário for mandado embora, pode ser por qualquer razão pessoal, menos a que preconiza o insulto... pode demitir, não pode é humilhar... mas o ser humano quer manter o direito de ofender não é mesmo? Isso também é um dogma da religião? A falta de caridade com quem é agredido verbal e fisicamente todos os dias nas ruas? E dentro da própria família? No ambiente de trabalho? (...)"

8 - "A Bíblia afirma que o mundo possui 6 mil anos, e nessa época, cientificamente, os povos sumérios já haviam descoberto a cola... Trata-se, portanto, de um livro mitológico, sob prisma da ciência, e por outros pontos a serem tratados. Dado que na teoria darwiniana, há o evolucionismo, e não o criacionismo concebido por mais um deus imaginário. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos."


Transgênicos

Eu penso que a conscientização acerca dos transgênicos está alheia às questões pessoais, sobre a visão criacionista ou científica... O que devemos preconizar, neste caso, é a saúde humana, a qual pode estar suscetível às mudanças genéticas do alimento... Não vejo mal nenhum em termos pontos de vista criacionista, ou científico... Pelo contrário, a Constituição é cidadã e assegura a liberdade de pensamento. Entretanto não se pode impor para outras pessoas uma razão subjetiva. O antropocentrismo não pode estar em detrimento aos avanços científicos por razões de fé pessoal, e nem a ciência pode coibir a liberdade de discordar. Ambas as formas seriam como ditaduras do pensar. O que é direito intransferível é a busca pela ética, pela discussão ampla sobre a ingestão de alimentos modificados, sobre as consequências orgânicas e à saúde humana... Não menosprezo, contudo, as outras questões de relevância particular. Mas não concordo em tratar a questão pela ótica do pensamento individual sobre os interesses da coletividade. E como tanto a metologia científica, quanto as crenças pessoais fazem parte disso, o ideal será mesmo debater sobre a repercussão na saúde. Somente. Claro que esse debate será norteado cientificamente, porém esse norte não deve conceber orientações que menosprezem o credo das pessoas, e nem essas pessoas podem querer orientá-lo com base em seu credo. É isso.

domingo, 2 de setembro de 2012

Expressão Corporal - Thiago Camacho

 Às margens

Os marginalizados colocados tão à parte
salvaguardam entre gritos tanta arte
e o sr. senso de espaço discriminatório
é enfrentado em regime compulsório

Permitem-se conhecer noutros conceitos

porque tão excluídos reconhecem seus direitos
vão cumprir a todos os seus deveres
e honrando como sempre os seus viveres

Tornando eletivos seus prazeres...
excluindo aquilo que os excluiu
pois não foram aqueles úteros que os pariu

Não pagam as suas contas
assoberbados de crenças e hipocrisias tontas
Deixem a liberdade e a felicidade estarem prontas!

Thiago C.





Expressão Corporal - Thiago Camacho







 Intimismo?



Com Márcio Hardt